Pastoral do Batismo

BATISMO 20.09.15 001

A Pastoral do Batismo da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística é formada por fiéis leigos que colaboram com a Igreja para a realização do Sacramento do Batismo na comunidade.

Os batizados na paróquia acontecem uma vez por mês, geralmente no terceiro domingo do mês (conferir calendário de batizados), e para que a criança ou adulto seja batizado(a) é necessário que os Pais e Padrinhos participem de um curso de formação oferecido pela paróquia.

Os membros da pastoral são os responsáveis pela organização e realização dos “cursos de batismo”. O conteúdo ministrado nesses encontros de formação abrange explanações sintetizadas sobre os sete sacramentos e sobre as responsabilidades de pais e padrinhos. Além do curso de formação, a equipe da pastoral é a responsável pela cerimônia do batismo na missa das 10:00 do domingo.

O “curso de batismo” é um ótima oportunidade para a formação dos católicos da comunidade, uma vez que a grande maioria dos fiéis leigos não tem conhecimento sobre esse tema e não compreende a grandiosidade dos sacramentos e de sua importância para a fé em Cristo.

“O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito («vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual») e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão (4). «Baptismos est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo – O Baptismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra»”. (CIC 1213)

Para maiores informações entrem em contato com a secretaria da paróquia.

BATISMO 20.09.15

Para ver ou fazer o download do Calendário de Batismo, clique aqui.