A busca da felicidade

O escritor  Albert Camus afirma: “Quando procuro o que há de fundamental em mim, é o gosto da felicidade que eu encontro”.

De fato se observarmos a humanidade em geral, e a cada um de nós em particular, percebemos que a busca da felicidade é um anseio inato, uma procura que envolve todo o nosso viver.

“Eu também quero ser feliz!”, exclamamos muitas vezes.

Mas quais são os meios para alcançar esta felicidade, que é sonho, ideal e meta de nossa vida?

Este tempo de Quaresma e Páscoa nos ajuda a refletir. Sabemos que neste mundo não existe felicidade completa. A nossa vida é pontilhada de alegrias e tristezas, lutas e vitórias, fracassos e realizações. Mas pela fé, esperança e amor vamos caminhando  construindo felicidade.

Uma coisa é certa: o próprio Deus nos quer alegres, sorridentes, pacificados, irradiando entusiasmo, paz, perdão, transmitindo simpatia, cantando felicidade.

Jesus nos apresenta no Evangelho uma proposta de felicidade, que é uma conquista diária de quem semeia a paz, promove a justiça, é misericordioso e puro de coração (Mt 5, 1-16).

Você certamente já experimentou momentos maravilhosos de uma felicidade interior que nenhum ouro do mundo é capaz de comprar. Aquele gesto de bondade e carinho, uma vitória importante na vida, a celebração de um aniversário, a realização de um Amor Verdadeiro no casamento, a alegria dos filhos, a participação na Igreja e na Sociedade vão dando sentido e sabor… de felicidade… ao viver.

Felizes somos nós cristãos que vivemos o que Jesus nos ensinou. Há maior alegria em doar-se, em ser generosos, caridosos do que em querer tudo só para nós.

A felicidade nunca é um gozo meramente individualista, ou pior ainda egoísta.

A Páscoa de Jesus e nossa é a garantia de felicidade já aqui na terra e para sempre na eternidade, no céu.  Mas é preciso conquistá-la.

Pe. João de Bona Filho –  Pároco