FAMÍLIA  SONHOS E REALIDADE

Family-Dreams-01

A exortação Apostólica pós-sinodal  Amoris Laetitia do Papa Francisco inicia com o júbilo da Igreja pela Alegria do Amor que se vive nas famílias. E esta é uma boa notícia.

O desejo de família permanece vivo nas jovens gerações, observa Francisco, apesar dos numerosos sinais de crise no matrimônio.

Família ideal, perfeita, não existe. Entre os sonhos de amor, felicidade e realização do ser humano no casamento insere-se a fraqueza humana, o pecado.

Francisco apresenta o plano maravilhoso de Deus para a família à luz da Palavra , especialmente de Jesus, mas mostra também a realidade e os desafios

O ideal a proposta para as famílias cristãs é exigente.”que as estimule a apreciar os dons do matrimônio e da família e a manter um amor forte e cheio de valores como a generosidade, o compromisso, a fidelidade e a paciência”. Por outro lado o Papa ao apresentar a doutrina da Igreja, iniciando pela Sagrada Escritura e os documentos do magistério,  convida a “manter os pés no chão” ou seja considerar a situação atual das famílias.

Todo ser humano só existe a partir de uma família. Daí a sua importância, valor e responsabilidade. Em nossa fé cristã católica podemos perceber o maravilhoso plano de Deus. Até o próprio Filho de Deus para se encarnar precisou de uma família. Afirma o Papa; ” A Encarnação do Verbo em uma família humana, em Nazaré, comove com a sua novidade a história humana”.E mais ainda serve de exemplo e modelo para toda família, mesmo considerando as enormes diferenças de época, situação social e religiosa. ” A aliança de amoiur e fidelidade, da qual vive a Sagrada Família de Nazaré, ilumina o princípio que dá forma a cada família, tornando-a capaz de enfrentar melhor as vicissitudes da vida e da história. Sobre este fundamento, cada família, não obstante a sua fragilidade, pode tornar-se uma luz na escuridão do mundo” (n.66)

Jesus com suas palavras e ações restaura o plano maravilhoso do próprio Deus para a família, chamada a ser imagem da Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo vivem a plenitude do amor, comunhão de pessoas, no respeito à diversidade.

Assim cada família humana é desafiada a realizar o “sonho” de viver a aliança matrimonial, na fidelidade. A geração responsável e a educação dos filhos para a vida, para a vivência de valores humanos e cristãos exige sacrifícios.

A procura de uma felicidade verdadeira, não aquela baseada apenas nos bens materiais e prazeres, mas fundamentada em Deus, num amor verdadeiro, incluindo os prazeres sexuais e alegrias saudáveis, deve constituir o “sonho” de cada família.

Mesmo diante de realidades tão difíceis, dolorosas e problemáticas, com a Graça de Deus e o esforço de pais e filhos, é possível construir uma bela família, mais semelhante à de Nazaré.