Paróquia Rosa Mística

Páscoa de Cristo

Páscoa de Cristo

A Páscoa em Cristo

A Palavra páscoa, etimologicamente, significa “passagem”, travessia, transformação. Em nossa vida estamos constantemente fazendo pequenas ou grandes páscoas. Desde o nosso nascimento, ou seja, “a passagem ou saída” do seio materno para a vida neste nosso planeta terra-água estamos em constante mudança transformação. Somos a “mesma pessoa”, mas quanta diferença entre o bebê que fomos e o jovem ou adulto de 2012. “E quando chegar o grande e difícil momento da “travessia” da morte para a “vida eterna” estaremos realizando a nossa Páscoa definitiva”.

Para nós Cristãos, a Páscoa por excelência é a de Jesus o Filho de Deus. Ele “saiu“ do Pai, enviado ao mundo com a unção do Espírito Santo para a missão de semear a “boa semente” do Evangelho. Veio tornar presente, e atuante o amor maravilhoso do Pai, pregar a paz e a união de toda a humanidade, salvar e curar a todos. Esta é a mais estupenda e sempre atual “boa noticia”, a ser anunciada a todos os povos, raças e nações, no decorrer da história humana.

Jesus, o Cristo o Messias, isto é, o ungido, consagrado para esta missão atualiza sua Vida, Paixão, Morte e Ressurreição a grande Páscoa do povo de Deus do antigo Testamento. A “pesah” dos Judeus, celebrada a cada ano (cf .Êxodo, cap.12) comemorava o grande gesto libertador de Deus – chamado Javé – através de Moisés, livrando – os da escravidão do Egito e conduzindo – os, em meio a sacrifícios, durante longos quarenta anos para uma terra boa e fértil, onde pudessem viver como povo livre e adorador do Verdadeiro Deus.

Ao celebrar a ceia Judaica instituindo a Eucaristia, Jesus a “transforma” na Páscoa da Nova e Eterna Aliança em seu sangue a ser derramado na Cruz. Em Jesus a Páscoa realiza-se plenamente. Ele doa-se totalmente, pois “tendo os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. (cf.João13). Com a Eucaristia, o mandamento novo e o gesto do lava-pés nos ensina como deve ser a nossa vida de cristãos: oração, amor – serviço, doação.

A Páscoa é a celebração mais importante de todo o ano Litúrgico. Nós Cristãos, batizados em Cristo Jesus, participamos ativamente do Mistério Pascal. Somos membros vivos da Igreja, praticamos os mandamentos, vivenciamos os sacramentos, particularmente a missa dominical – nossa páscoa semanal. Vamos crescendo nas virtudes, especialmente a Fé – Esperança e Caridade. E somos enviados em missão ao mundo, a sociedade em que vivemos, começando por nossa família.

Ao celebrarmos a Páscoa, como “discípulos e missionários de Cristo” (Documento de Aparecida) reafirmamos nosso compromisso com a vida, com a saúde (CF-2012), aqui na terra. Renovamos também nossa Esperança – certeza de vida em plenitude, a Páscoa definitiva, na eternidade. Na caminhada de vida, carregando nossa “cruz” de cada dia, enfrentando os desafios, vencendo as tentações, derrotando o mal, os pecados e superando toda forma de morte, vamos atualizando a Páscoa de Jesus. Por isso podemos concluir Páscoa de Cristo – Páscoa dos Cristãos!

A todos desejo, de coração, uma Páscoa muito feliz e abençoada na Alegria e na Luz do Cristo Ressuscitado, simbolizado pelo Ciro Pascal que brilhará nos 50 dias do Tempo Pascal.

One comment on “Páscoa de Cristo

  1. Ne3o pensei que um coemnte1rio meu sobre a linha editorial da revista fosse gerar tanta poleamica.Como je1 disse antes, gosto da re1dio pq geralmente rola coisas boas p/ouvir,mas discordo do pensamento ideolf3gico da revista,pq acho sim, bem conservador e direitista, um tanto tendenciosa sim.Ah e sf3 p/lembrar :Sempre leio Chomski e se vcs colocassem as ideias dele em pre1tica,ne3o adotariam essa linha retrf3grada e reacione1ria q/a revista adota em determinadas questf5es.E pra finalizar, quem me recomendou ler a Veja q/fae7a bom proveito desse “importante,indispense1vel,fundamental e rico” veedculo de informae7e3o se9ria,profundo,nada leviana,descomprometida,esenta e imparcial pq eu prefiro ocupar meu tempo com revistas ffateis,comprometidas,aleatf3rias e sem contefado nenhum como Caros amigos,Piaui,Carta Maior,Capital,sf3 p/citar algumas.Enfim,tf4 preferindo,ne3o pensar e me deixar levar pela superficialidade e pela futilidade…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>