QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE (CF)

arte_portalkairos_cf2016_01

No Brasil, a Igreja Católica realiza todos os anos a CAMPANHA DA FRATERNIDADE, que inicia na Quaresma e prolonga-se por todo o ano. A Quaresma é o período forte da CF. Neste ano de 2016 ela é ecumênica, isto é, realizada em conjunto com as Igrejas Cristãs que participam do CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs).

O tema é de fundamental importância para o Brasil e o mundo: “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”. Casa comum é o nosso planeta Terra Água, com todos os seus seres vivos e particularmente a família humana.
Só de pensar no tema já percebemos os grandes problemas e desafios a serem enfrentados. Basta citar como último grande evento a Conferência de Paris sobre as mudanças climáticas que ameaçam até a sobrevivência de nosso planeta.

Refletindo sobre a questão social, o cuidado com os seres humanos, somos interpelados de maneira dramática sobre a pobreza, as guerras, com a destruição de nações e povos, com a migração humana, com milhões de refugiados.

Por isso o lema da CF 2016 é “profético’, conclamando para o direito e a justiça, com as palavras desafiadoras do profeta Amós (5,24):” Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.
No Brasil, mas vale para todo o mundo, a CF destaca uma situação de pecado social que “mata” muitas pessoas, particularmente crianças. É a falta de saneamento básico – água potável e esgotamento sanitário- que em algumas regiões e até capitais de Estados não chega a 20% da população.

Iniciando na Quaresma tempo forte de conversão e mudança de vida, em preparação à Páscoa de Cristo e nossa a CF 2016 “ quer ajudar a construir uma cultura de fraternidade, apontando princípios de justiça e solidariedade. É preciso cuidar bem da “CASA COMUM” É necessário mudanças no modelo econômico, tornando-o sustentável e capaz de incluir todos os seres humanos, numa vida digna.

Pe. João de Bona Filho – Pároco

One comment on “QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE (CF)

1. Maria dos Reis Dornelas Jesus

Salve Maria,
    Sou devota de Nossa Senhora Rosa Mística, coordeno Trezena, desde Julho de 2015, bem no interior de MG em Brasilândia de Minas, Tem sido maravilhoso, ainda com um pouco de dificuldade de pessoas para acompanhar, mas isto não me desanima, sei que Ela tocará em muitos corações e logo seremos muitas. É maravilhoso entrar no meu quarto ao fazer as orações da noite sentir o perfume exalando. Bendita és Tu entre as mulheres. Não é deusa, mas depois de Jesus, ninguém foi maior, de lavar o povo a Jesus Ela entende mais. Obrigada Mãe querida por sempre estar comigo e me ajudar a rezar.