Quaresma e Campanha da Fraternidade
A quaresma é um período de 40 dias que nos prepara para a Semana Santa e Páscoa.
É um tempo litúrgico forte e exigente para nós católicos. Somos convocados para a Oração, Jejum e Esmola, já na quarta-feira de cinzas, início da quaresma.
Pela Oração comunicamos com Deus e vamos orientando nossa vida pelos mandamentos e Evangelho de Jesus. Pelo jejum “dominamos” nossos instintos, sobretudo a gula, a ganância, tornando o nosso corpo mais saudável e resistente às tentações e aos vícios. Pela esmola, ou melhor caridade, ajudamos os que sofrem pela falta de pão, moradia, trabalho.
Durante a quaresma, a Igreja católica no Brasil, nos convoca para a Campanha da Fraternidade, alertando para um problema ou situação injusta de nossa amada e maltratada pátria.
Neste Ano a CF 2018 nos alerta para a situação de violência que assola o nosso país. E que nos atinge em todos os momentos e lugares. Com o tema: ” Fraternidade e superação da violência” e o lema ” Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8) somos desafiados a semear paz, perdão e combater as causas da violência, começando em nossa casa.
Todos nós vivenciamos a violência, começando, infelizmente, até em nossas casas. A raiva, a ira, emoções e atitudes sem controle ou medida, podem nos levar a semear violência. Assim também no trânsito, nas relações sociais, nos preconceitos e até em situações estruturais do país e mundo.
A Campanha da Fraternidade, fundamentada na Palavra de Deus nos propõe atitudes não violentas que possam nortear e transformar nossas vidas e a sociedade.
Vamos vivenciar com muita fé, esperança e caridade a quaresma para celebrarmos com muita alegria, paz, fraternidade a Páscoa que se aproxima, pois em Cristo somos todos irmãos.
Pe. João de Bona Filho – Pároco