QUARESMA – PÁSCOA

Para nós cristãos a festa maior do ano é a Páscoa em que celebramos a morte e ressurreição de Jesus. É a maior de todas as festas, incluindo o Natal em que celebramos o nascimento de Jesus, o Filho de Deus.

É uma festa tão importante que exige uma preparação longa. Não bastam alguns dias, ou uma semana. Estendemos sua preparação para quarenta dias. Daí QUARESMA, período que vai da Quarta-feira de Cinzas até a Quinta-feira Santa pela manhã.

Nesses quarenta dias (Quaresma) de preparação para a Páscoa, lembramos os quarenta anos do povo de Deus no deserto. E revivemos de modo especial os quarenta dias que Jesus passou no deserto, preparando-se para a sua missão.

Iniciamos este tempo litúrgico tão importante e exigente com a QUARTA-FEIRA DE CINZAS, que neste ano de 2016 será no dia 10 de fevereiro.

É um tempo em que fazemos o caminho para a Páscoa, motivados pela mensagem de Jesus, cultivando de modo mais intenso a oração, a esmola – caridade e o jejum, conforme ouviremos no Evangelho da Missa da Quarta-feira de Cinzas.

É um tempo de graça e benção, de escuta da Palavra de Deus, de muita oração e obras de caridade, em preparação para a Páscoa.

Vivamos bem este tempo e assim estaremos bem preparados para a Semana Santa e a Páscoa .

Pe. João de Bona Filho – Pároco