Paróquia Rosa Mística

UM SÓ DEUS! MUITAS RELIGIÕES…

UM SÓ DEUS! MUITAS RELIGIÕES…

ROS-0010-17-17ABR-UM-SÓ-DEUS

 

Penso que a imensa maioria dos seres humanos acredita que há um só Deus. Contudo, os modos de “entender” e a maneira de relacionar-se com este Ser Supremo variam muitíssimo. A situação social, política, cultural e muitos outros fatores pessoais e coletivos influenciam a manifestação religiosa de cada pessoa e dos povos.

Parodiando a frase bíblica do Gênesis: “Deus criou o homem à sua imagem e semelhança”, afirma-se jocosamente que o ser humano idealiza “deuses” à sua imagem e semelhança. Brincadeira à parte, percebemos claramente a existência de muitas religiões, igrejas e as mais diversas formas de culto.

Define-se religião como a forma concreta, visível e social, de relacionamento pessoal e comunitário do homem com Deus. Não há povo, por mais primitivo que seja, sem religião. Esta disposição religiosa não constitui algo secundário no ser humano. Ao contrário, trata-se de uma atitude que envolve todo o seu ser em busca de sentido para a própria vida, a história e o universo.

A atitude essencial para vivenciar qualquer religião autêntica é a fé. Pela fé, o ser humano confia em Deus e acredita num futuro melhor, na fraternidade humana e na vida após a morte. Sabemos que a experiência religiosa é vivenciada, comunitariamente, através das Igrejas ou das grandes tradições religiosas da humanidade.

Diante desses fatos, é importante, penso eu, termos uma atitude bem clara e definida. Por um lado tenho respeito e até admiração pelos aspectos positivos e valiosos que percebem outras Igrejas ou crenças. Por outro lado (e isto é fundamental hoje), diante do pluralismo religioso, é necessário afirmarmos a nossa identidade religiosa com muita convicção.

Nós cristãos católicos professamos verdades reveladas (dogmas) e observamos  mandamentos que nos tornam participantes do grande Povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro. A nossa prática religiosa  coerente, em especial o nosso testemunho de caridade – amor a Deus e ao próximo – é o “serviço” que prestamos aos irmãos das Igrejas Cristãs e a toda a humanidade. Temos uma tarefa a cumprir, uma missão a desempenhar: “Renovar tudo em Cristo, para que todos sejam um, conforme a oração sacerdotal de Jesus na última ceia (Jo 17).

Cabe a nós o testemunho de uma religião, vivida na Igreja Cristã Católica que seja atraente para todos os seres humanos em busca de um sentido bonito e verdadeiro para a vida pessoal e social.

 

   Pe. João de Bona Filho  – Pároco –

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>