Casa de Caridade e Cidadania

casa_de_caridade_logo

Casa de Caridade e Cidadania N. Sra. Rosa Mística

Histórico
Em 1994, a Conferência N. Sra. Rosa Mística, da Sociedade São Vicente de Paulo, adotou uma comunidade que surgia no município de Aparecida de Goiânia, com o nome de Colina Azul, onde eram assentadas famílias, oriundas da capital e migrantes de várias partes do Brasil, pois nas proximidades da atual Paróquia N. Sra. Rosa Mística não haviam famílias economicamente carentes.
A partir de então, os vicentinos passaram a promover campanhas na comunidade da Paróquia N. Sra. Rosa Mística, visando a arrecadação de cestas básicas, medicamentos e outros produtos, para atender as famílias cadastradas.
Naquela ocasião, era iniciado um novo assentamento de famílias carentes, numa localidade denominada Independência Mansões. Os vicentinos reivindicaram junto à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, uma área no assentamento para a construção de uma sede destinada à assistência dos assentados. A angariaram recursos junto à comunidade da Paróquia N. Sra. Rosa Mística para a construção da sede da Casa de Caridade, por meio de campanhas, rifas e almoços beneficentes. Os resultados foram tão bons que os vicentinos passaram a receber uma parte dos recursos do dízimo para as obras sociais naquela localidade.
Construída a sede da Casa de Caridade, foram cadastradas 100 famílias, para receber alimentos; tratamento médico e odontológico gratuitos, prestados por profissionais voluntários; medicamentos; cursos de alfabetização, catequese e outros.
A Casa de Caridade possibilitou melhores condições sociais e econômicas às famílias assentadas, evitou o aumento da quantidade de meninos e meninas na rua, minimizou problemas sociais e melhorou a formação moral e religiosa, evitando o aumento da violência.

Casa de Caridade e Cidadania N. Sra. Rosa Mística

Serviços
As famílias cadastradas recebem mensalmente cestas de alimentos e cestas natalinas, no final do ano. São beneficiadas também com: atendimentos de prevenção e tratamentos odontológicos; atendimentos médicos gratuitos, realizados por profissionais voluntários; cursos de profissionalização em costura industrial, confecção de bolsas e informática; aulas de pré-alfabetização para crianças; evangelização, eventos e palestras sobre prevenção de doenças, cuidados com saúde, higiene pessoal e doméstica, informações jurídicas, orientação espiritual, formação moral e outros.
Conforme a necessidade, os assistidos recebem cobertores, enxovais para recém-nascidos, roupas, calçados, filtros, camas, colchões, eletrodomésticos e fraudas doados por paroquianos. Outras famílias daquela comunidade se beneficiam do bazar, onde podem comprar roupas a preços simbólicos, cuja renda é revertida para as famílias cadastradas.
Para melhorar suas moradias e proporcionar condições dignas de habitação, algumas famílias assistidas sãos beneficiadas com reformas e construções.
A assistência da Casa de Caridade e Cidadania só é possível com o dízimo, as doações de paroquianos, a dedicação dos voluntários e a administração dos vicentinos, o que proporciona uma vida mais digna às famílias carentes.

COMO CHEGAR AO LOCAL

Mapa de Aparecida de Goiânia – Bairro Independência Mansões
(Clique na imagem para ampliar)

Mapa de Aparecida de Goiânia - Bairro Independência Mansões

Imagem de satélite do Bairro Independência Mansões

Casa de Caridade N. Sra. Rosa Mística
Rua 69, Lotes 1 e 22, Quadra 182, Bairro Independência Mansões
Aparecida de Goiânia – GO.
(62) 3537-2615

Clique aqui e cadastre seu e-mail para receber notícias sobre a Casa de Caridade