Home Noivos

Pastoral de Noivos

 
 

Padre João de Bona

Pároco

 

Padre André

Vigário Paroquial

 

Celma e Wagner Wascheck 

Coord. Pastoral de Noivos 2015-2016

 

Voluntários da Pastoral de Noivos, Paróquia Nsa Sra Rosa Mística

 Maria Izabel e Valério, Vera Lúcia e Wanderly, Mirna e Douglas, Nicelly e Anderson, Bethânia e Bruno, Zânia e Eduardo, Eliza e Fábio, Eliane e André, Jussara e Hermes, Cláudia e Robson, Celma e Wagner, Pedro Toscano, Neusa e Márcio, Ivana, Edelways e Otacildo, Gisele e Welington, Nalu e José Aurélio, Lena e Linco, Neyde e Sormani. 

 

Jussara do Hermes

Pastoral de Noivos 

 

 

Eduardo da Zânia

Pastoral de Noivos e ECC

 

 

Anderson da Nicelly

Pastoral de Noivos, ECC 

 

 

 Cláudia do Robson 

Pastoral de Noivos, ECC, MECE, Pastoral Familiar

 

  

Inscrições e Informações na Secretaria Paroquial
62 3285-5720
Rozilda e Nilva


PROGRAMAÇÃO PARA O ANO DE 2015

11 de abril - Realizado

13 de junho - Realizado

01 de agosto

03 de outubro

28 de novembro

 

   

 
    
 
 
  

Pastoral de Noivos

 

Desenvolve seu trabalho preparando os noivos para receberem o sacramento do Matrimônio e despertar neles a consciência da importância e do valor deste sacramento. Mostra as responsabilidades dos noivos na formação da família em todos os níveis.

O encontro de noivos é a preparação obrigatória para os casais que vão se casar na Igreja Católica. Eles são preparados pelos membros da pastoral e por casais que já passaram pela mesma experiência. Esses casais dão testemunho de vida familiar, para que sirvam de exemplo paras estes casais.

Objetivo Geral:

Acolher, animar e capacitar os noivos para o Sacramento do Matrimônio e à vida familiar cristã, com preparação imediata e acompanhamento pós-núpcias.

Passos Operacional: Curso de Noivos

Inscrição: É feita na secretaria Paroquial, mediante alguns documentos, os noivos recebem uma guia de informações quanto ao curso.

Processo de habilitação Matrimonial: Será feito na secretaria Paroquial mediante apresentação de batistério e comprovante do curso e entrevista com o Pároco.

A Pastoral dos noivos tem como objetivos:

Proporcionar uma reflexão madura e séria a respeito do compromisso que os noivos vão assumir;

Criar laços de amizades entre os casais;

Despertar para a vida de comunidade;

Ajudar a detectar os problemas que prejudicam e até acabam com o casamento, estudando as possíveis soluções;

Despertar o espírito de fraternidade, solidariedade, fé, sentido da vida e o valor da oração;

Pensar com os noivos no tipo de família que desejam formar, nos filhos que virão e, em sua educação, nos exemplos lhes darão;

Deixar claro a necessidade do diálogo, da compreensão, da fidelidade, do perdão, da doação, na vida da família;

Ajudar a perceber a necessidade de a família ser aberta, inserida na comunidade, na sociedade e no mundo;

Perceber, olhando para o tempo de vida matrimonial dos casais da equipe, que é possível a indissolubilidade do casamento;

Mostrar que a Igreja se preocupa e deseja a felicidade de todos. 

  
 
 

O Noivado

A vida de um casal passa por várias fases. No Noivado, o casal assume o compromisso de que deseja unir-se mais profundamente e constituir uma família. Para que o sonho de uma família unida e harmoniosa se torne realidade, é preciso que cada um se empenhe em conhecer suas qualidades e defeitos, bem como em conhecer e aceitar o outro. Assim a união do eu com você poderá constituir um Nós autêntico e duradouro, de convivência harmoniosa. Tal união só é possível com o cultivo espiritual, que ajuda o casal a enxergar mais longe e perceber o sentido profundo do matrimônio. A vida de um casal passa por várias fases. No Noivado, o casal assume o compromisso de que deseja unir-se mais profundamente e constituir uma família. Para que o sonho de uma família unida e harmoniosa se torne realidade, é preciso que cada um se empenhe em conhecer suas qualidades e defeitos, bem como em conhecer e aceitar o outro. Assim a união do eu com você poderá constituir um Nós autêntico e duradouro, de convivência harmoniosa. Tal união só é possível com o cultivo espiritual, que ajuda o casal a enxergar mais longe e perceber o sentido profundo do matrimônio.A vida de um casal passa por várias fases. No Noivado, o casal assume o compromisso de que deseja unir-se mais profundamente e constituir uma família. Para que o sonho de uma família unida e harmoniosa se torne realidade, é preciso que cada um se empenhe em conhecer suas qualidades e defeitos, bem como em conhecer e aceitar o outro. Assim a união do eu com você poderá constituir um Nós autêntico e duradouro, de convivência harmoniosa. Tal união só é possível com o cultivo espiritual, que ajuda o casal a enxergar mais longe e perceber o sentido profundo do matrimônio.

 

A vida de um casal passa por várias fases. No Noivado, o casal assume o compromisso de que deseja unir-se mais profundamente e constituir uma família. Para que o sonho de uma família unida e harmoniosa se torne realidade, é preciso que cada um se empenhe em conhecer suas qualidades e defeitos, bem como em conhecer e aceitar o outro. Assim a união do eu com você poderá constituir um Nós autêntico e duradouro, de convivência harmoniosa. Tal união só é possível com o cultivo espiritual, que ajuda o casal a enxergar mais longe e perceber o sentido profundo do matrimônio.A vida de um casal passa por várias fases. No Noivado, o casal assume o compromisso de que deseja unir-se mais profundamente e constituir uma família. Para que o sonho de uma família unida e harmoniosa se torne realidade, é preciso que cada um se empenhe em conhecer suas qualidades e defeitos, bem como em conhecer e aceitar o outro. Assim a união do eu com você poderá constituir um Nós autêntico e duradouro, de convivência harmoniosa. Tal união só é possível com o cultivo espiritual, que ajuda o casal a enxergar mais longe e perceber o sentido profundo do matrimônio. 

SEJA UM VOLUNTÁRIO

 

Ser voluntário

É doar seu tempo, trabalho e talento  para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.

                                           
O que é ser Voluntário

É realizar um trabalho por impulso solidário; dedicar parte do seu tempo, espontaneamente e sem remuneração, a uma atividade que possa ajudar alguém, seja no trabalho, na vida familiar, na vida social; acreditar que a contribuição individual é essencial para mudar uma realidade; e estar disposto a oferecer conhecimento, experiência e tempo a uma causa que irá beneficiar a comunidade onde se vive. Todos podem ser voluntários, independentemente de idade, condição social ou profissão. Basta querer ser. Mas o trabalho voluntário deve ser encarado com responsabilidade e com profissionalismo. Não se pode esquecer de que sempre há regras a serem seguidas e metas a serem cumpridas, não importando a causa ou a amplitude do projeto. Ser voluntário é colocar o coração no querer, inteligência no prever e dedicação no fazer.

O voluntário deve escutar e compreender; falar e debater; fazer e transformar. Em todas essas ações, a ética vem em primeiro lugar.

 

Como ser um bom voluntário

Seja humilde. O fato de você estar ajudando os outros não significa que você será paparicado e que seu trabalho não possa ser criticado.

O trabalho voluntário exige o mesmo grau de profissionalismo que em uma empresa, se não maior.

Existem regras a seguir, por mais meritória a causa, e não desanime se nem todos vibrarem e baterem palmas pelo seu trabalho. 

                                                 

 
 

Casamento: CONSTRUÇÃO diaria

        

            "E, acima de tudo, tenham amor, o amor une Perfeitamente todas as coisas."

                                                                                                                                         Colossenses 3:14 

 

Entendendo Que a base de Uma Sociedade é Uma Família Bem estruturada, a Pastoral dos Noivos tem trabalhado com muita seriedade e com o Espírito de doação em Encontros bimestrais, objetivando Fazer Uma Reflexão Sobre o Amor Verdadeiro, cristão e conjugal.

 

Os Encontros são planejados em reuniões e através de debates entre os membros da Pastoral, através de análises de Fichas avaliativas, a equipe está sempre aberta ás observações críticas,   sempre buscando novas ações para melhoria do conteúdo e das dinâmicas aplicadas.

 

Neste ano foi realizado 05 (cinco) Encontros, num total de 420 quatrocentos e vinte noivos, sendo que o cronograma dos Encontros  fica a disposição de todos secretaria da Igreja.

                  
 
  
 
ALTAR DA IGREJA ROSA MISTICA
Preparado para um casamento

  

PASTORAL DE NOIVOS -  Paróquia Nossa Sra da Rosa Mística

 

I - HISTÓRICO:

A comunidade Nossa Senhora Rosa Mística iniciou em 1998 trabalhos pastorais no Setor Bueno. Por pertencer á Paróquia São Paulo Apóstolo, quase todas pastorais realizavam suas atividades na referida paroquia. Apenas em setembro de 1998 é que organizou e realizou-se o 1 º Encontro de Noivos com membros da comunidade e 10 dez  Casais Participantes. Desse período até hoje já aconteceram mais de 100 encontros, atingindo mais de 2000 casais participantes.

 

II - OBJETIVOS DO ENCONTRO:

Orientar os Noivos para quê vivam uma sólida Fundamentação de fé, comprometendo-se a formar uma família humana e Cristã. Buscar alternativas de Resolução nas dificuldades conjugais, objetivando Oportunidades de Crescimento Pessoal e Comunitário. Formar uma família Cristã e anunciar com Intensidade a Palavra viva de Deus.

 

III - TEMAS TRABALHADOS:

Para preparar os noivos na Construção de Uma Relação com bases sólidas, Onde sejam respeitadas as diferenças e resolvidos os conflitos.Os menbros da Pastoral dos Noivos optaram trabalhar os seguintes temas:

· Afetividade Matrimonial

· Planejamento familiar

· Harmonia conjugal

. Orçamento financeiro

· O Exercício da sexualidade

· Sacramento do Matrimonio  

.  Espiritualidade

 

IV - ENCONTROS REALIZADOS EM 2014: 05

V - NÚMERO DE LEIGOS VOLUNTÁRIOS QUE O PREPARAM ENCONTRO :28 (VINTE E OITO)

VI- ATUAL COORDENAÇÃO 2015-2016 - Celma e Wagner Wascheck

V-  MEDIA DE FREQÜÊNCIA 40 CASAIS POR CURSO


 

 

Última atualização ( Qui, 30 de Julho de 2015 14:06 )