Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística – MESCE

MECES

Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE), fiéis leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da Sagrada Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes. Todos eles são convidados pelo pároco, devido à disposição e a vida cristã autêntica dos mesmos, sua maturidade na fé e devoção à Santíssima Eucaristia, para dar exemplo aos demais fiéis por 3 anos, que podem ser renovados para mais 3.

Além disso, o MESCE deve ter uma boa formação doutrinária, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente e que ele tenha uma adequada formação bíblica, teológica e litúrgica.
Em nossa paróquia atualmente contamos com 69 ministros e nos reunimos mensalmente, sempre na segunda quinta-feira do mês, para estarmos atualizados com nossa formação cristã e quanto ao ato de servir como ministros. A coordenação da MESCE se reúne mensalmente com a Pastoral da Liturgia para integração das atividades das missas e da paróquia. Participa também do Conselho Pastoral para avaliação do desempenho de cada pastoral em sua missão.

“Eu vim para servir e não para ser servido” Mt 20,28

One comment on “Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística – MESCE

1. Pastor, I have heard great things about your mstriniy. I am not second guessing your decision but your blog involved a subject I have been recently examining. Please allow me to use you as an example while admitting I know very little of the details. Isn’t it possible that all of the gifts and talents you aligned with by joining a group of gifted pastors/administrators, were existing untapped and sitting in the pews of the church you left? There seems to be missing in far too many churches a realization of the incredible potential walking in and out of the church each Sabbath. Many people find no real place to fit in. The leaders do all of the planning and implementation and far too many competent members are left sitting on the sidelines. Some of these spectators are playing pivotal roles in successful enterprises and if leaders are bold enough and humble enough to see them as equals in mstriniy I think a lot more could be accomplished.