PASCOM

O Que É A PASCOM – Pastoral Da Comunicação?

Competência

O termo vem de cum (com) – petere: buscar, ir em direção de.

Capacidade de realizar uma certa atividade ou tarefa, mas também atitude para buscar juntos. Respeito para a mídia, esta competência se traduz na capacidade de conhecer, compreender e interpretar os textos de comunicação.

Necessita, em primeiro lugar, um percurso formativo, para se despojar das ignorâncias sobre o que é realmente Pascom.

Adquirir competência

Pascom nasce do desenvolvimento da conjugação entre a importãncia dos meios de comunicação, estratégias da comunicação e o processo de comunicação no ambito da evangelização. Evangelizar para a Igreja, é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, em qualquer meio e latitude, e pelo seu influxo transformá-las a partir de dentro e tornar nova a própria humanidade:

– “Eis que faço de novo todas as coisas” (Ap 21,5). (Evangelii nuntiandi 17).

– “Toda a Igreja é missionária. A obra da evangelização é um dever fundamental do Povo de Deus.” (Ad Gentes 25)

– “Porque, se eu anuncio o Evangelho, não é para mim motivo de glória, é antes uma obrigação que me foi imposta: ai de mim, se eu não evangelizar!” (1 Cor 9,16)

A Pascom se insere na vida da Igreja não como uma Pastoral a mais, mas para dar maior comunicação às outras pastorais e seu conjunto: é suporte para as outras pastorais, a Igreja.

É atividade de salvação de Jesus Cristo de onde vem toda a atividade da Igreja, que tem como tarefa de alcançar todos os seres humanos para que possam obter a Vida para sempre.

Querendo indicar em síntese a expressão PASCOM na perspectiva de uma consciência teológica, precisa chamar a relação mútua de: comunicação/promoção humana e espiritual. Somos tanto mais humanos, quanto mais cresce a nossa capacidade pessoal de comunicação.

Uma pastoral que não tem o grau da verdadeira comunicação é destinada a não alcançar o seu objetivo.