Missa de Abertura do Sínodo

img_3253

img_3275

A Missa de Abertura Solene do Sínodo Arquidiocesano, aconteceu dia 4, na Catedral Metropolitana, onde o arcebispo iniciou sua homilia citando o Santo Padre, Bento XVI, “A libertação fundamental que a Igreja nos pode oferecer é permanecer no horizonte do eterno”. Com esta frase Dom Washington sintetizou a finalidade deste momento que a Igreja está vivendo: o Sínodo.

“Todos nós nesta Arquidiocese de Goiânia nos levantamos hoje, e pondo-nos de pé, proclamamos que queremos viver neste horizonte, para assim poder descobrir o que Senhor Jesus Cristo deseja de nós. Isto supõe, é claro, sair para fora dos limites do nosso pensar, do nosso saber e do nosso fazer habitual, para entrarmos na sabedoria de Deus, deixando-nos levar por seu Espírito… Estou convencido de que o nosso Sínodo nos ajudará a estarmos, mais e melhor, em nossa própria casa, e a estarmos de uma maneira nova neste ‘maravilhoso, e ao mesmo, dramático mundo em que vivemos’”, pontuou o arcebispo.

Dom Washington lembrou em sua fala os três eixos que estruturam o caminho sinodal da Igreja, “a Palavra de Deus que queremos escutar. A Sagrada Liturgia que queremos celebrar. O Testemunho da caridade, sem o qual não somos cristãos de fato”. Ele encerrou frisando o compromisso dos fiéis, sacerdotes e religiosos (as) desta arquidiocese, “Sê uma Igreja fiel ao amor, fiel à palavra do Evangelho, às leis do amor fraterno! (Palavra, liturgia e caridade). Então serás um testemunho vivente da presença de Deus no mundo, crescerás, viverás e vencerás”.