Preparação para a Grande Assembleia Geral Arquidiocesana

O sínodo pode ser entendido de dois modos: o ambiente e o evento. Como ambiente, o sínodo é um modo de ser na Igreja. Caminhamos juntos, sempre. Como evento inspirador tem um grande encontro ou uma grande assembleia na qual representantes do povo de Deus, reunidos com o Arcebispo e o Clero, tem a oportunidade de compartilhar informações e experiências com o objetivo comum de buscar soluções pastorais.

O Papa Bento XVI, na solenidade de abertura do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra, realizado em outubro do ano passado, fez o seguinte alerta: “Só a Palavra de Deus pode mudar profundamente o coração do homem, por isso é importante que entremos em uma intimidade cada vez maior com ela, tanto cada um dos crentes como as comunidades.”

No dia 28 de novembro, em audiência geral com o clero, religiosos e leigos presidida por Dom Washington Cruz, foi apresentado o painel das contribuições. Em seguida, o arcebispo
fez um pronunciamento e remeteu o material para a equipe executiva que, em dezembro, redigirá o primeiro capítulo do Instrumento Laboris, ou seja, o instrumento de trabalho que que será entregue aos delegados que irão participar das quatro grandes sessões do Sínodo Arquidiocesano em 2012. O conteúdo dessa primeira parte contemplará, portanto, a Palavra, o primeiro desafio do eixo temático do triênio preparatório.

One comment on “Preparação para a Grande Assembleia Geral Arquidiocesana

1. Jorge, vc e9 um dos poucos que tem o dom de ecesevrr muito bem, e ao mesmo tempo a voz de muitos que esperam em vc um sentido credtico e ne3o-passivo mesmo dentro da igreja’. Tenho certeza que como Joe3o Batista, que foi chamado para dizer e denunciar a verdade, vocea pode ser este instrumento que nf3s tanto precisamos. Ne3o se deixe levar pelos elogios, pelas pompas que lhe sere3o oferecidas, que sua meta seja o ce9u e levar muitos consigo. Meu irme3o fore7a e coragem, que muitos ire3o apf3s vocea. Ne3o seja conivente com a superficialidade e a mornide3o que vive nossa igreja! Seja o canal para trazer a verdade da cruz.