Terceira Sessão Sinodal

A Terceira Sessão Sinodal foi realizada no Centro Pastoral Dom Fernando no dia 14 de abril de 2012. Participaram do encontro: leigos, padres, religiosos (as), e visitantes, totalizando aproximadamente 400 pessoas. A sessão discutiu a prática da Caridade nas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Goiânia.

Após as preces a Deus, acompanhadas pelo coral os trabalhos foram iniciados. Esta terceira sessão do Sínodo Arquidiocesano tem como base a Carta Pastoral nº 12, sob o tema “O Amor Vence Tudo”, escrita pelo nosso arcebispo dom Washington Cruz e nos lembra que devemos “olhar toda a vida de uma diocese e chegar a conclusões, inclusive elaborar normas que visem a maneira mais correta de desempenhar a missão da Igreja”.

Com a palavra o relator da terceira sessão, professor Wolmir Amado, diz que é a Caridade, que faz frutificar a verdade, que testemunha o amor solidário que transforma as relações, que protege a vida. O relator preparou uma cartilha sobre a Caridade, onde descreve sobre a finalidade social do Estado e da Sociedade, suas várias facetas, sua importância e suas dificuldades.

Nesta sessão as discussões em grupos aconteceram pela manhã e também foram riquíssimas, com integrantes de todas as paróquias, leigos, padres e religiosos, bem como convidados e visitantes, onde foram formuladas questões que levassem a todos a refletir sobre a importância da Caridade em nossas vidas, a criação de um banco de dados, a interação entre as paróquias, a troca de experiências entre as comunidades, a caridade como foco da catequese infantil, etc. Em seguida, no auditório, um representante de cada grupo de estudo apresentou o relatório sobre as discussões, sugestões e posicionamentos levantados.

À tarde abriu-se a sessão para intervenções pessoais. Os sinodais pontuaram elementos que podem contribuir para que a Caridade seja de fato colocada em prática, seja vivenciada e celebrada com mais intensidade. Cada sinodal teve cinco minutos para fazer a sua colocação. O Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, ao encerrar a sessão falou que para a Caridade acontecer é necessário desprender do eu e viver a Comunhão. Comunhão esta, que requer entrega total e comprometimento com a Palavra de Deus.

No final todos foram convidados para a missa de encerramento do sínodo, que será realizada no dia 24 de maio de 2012 às 19h00min na Catedral Metropolitana de Goiânia.

Como foi solicitado aos delagados sinodais, que levassem banners que representassem os trabalhos sociais realizados por suas paróquias, à medida que iam chegando, os fiscais fixavam os banners em locais estratégicos. Vejam as fotos abaixo, bem como da sessão.

One comment on “Terceira Sessão Sinodal

1. Ole1Sou catequista e junto com ourtas catequistas de minha parf3quia, evangelizamos tbe9m na missa, gostaria de saber como trazer este projeto dos Pequeninos aqui para minha parf3quia.gratasamya